quarta-feira, 6 de agosto de 2008

No Banheiro

Uma aventura hilária-psico-claustrofóbica.
Explico:
No Banheiro[1] é o primeiro curta das diretoras Cecília Gabrielan e Rebeca de Paula, com a produção executiva Cristiano Ramos Romanelli e a sua turma, 2008/1, da Escola Livre de Cinema. Apresenta as “masturbações” mentais de um homem de cerca de trinta anos, que desenvolve uma relação única com seu banheiro.
Rodado quase que inteiramente num banheiro, consegue nos prender de forma magnética num único cômodo da casa. Cômodo este que nos transforma em narcisos, palhaços e amantes. O filme investiga de forma invasiva e inusitada a mente do protagonista, que bem poderia ser a nossa mesma. “Conhecemos a pessoa pelo seu banheiro” diz o pensamento da personagem, enquanto uma torrente de imagens distintas revela várias facetas de nossas “doenças” secretas, únicas e deliciosamente conhecidas apenas por nós mesmos.
Com uma linguagem simples e ao mesmo tempo rica, o filme aplica de forma sutil um pano de fundo repleto de símbolos conhecidos que compõem o universo que poderia ser o de cada um de nós espectadores.
A turma estava realmente inspirada e eu tive o privilégio de curtir a pré-estréia deste grande trabalho. Para quem não viu, ainda tem nova chance neste sábado, dia 09/08/2008. Acredito que, muito provavelmente o filme seja posteriormente disponibilizado na Internet.

Obras Citadas
[1] DE PAULA, Rebeca; GABRIELAN, Cecília (Diretoras). ROMANELLI, C. R. (Produtor Executivo) et al. (2008). No Banheiro [Filme Cinematográfico]. Escola Livre de Cinema, Brasil.

Nenhum comentário: